Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

FILÓSOFO Diógenes de Sínope - 413 - 323 A.C.

A Escola Cínica fundada por Antístenes (cerca de 445 - 365 A.C.) E pertenceu ao filósofo Diógenes de Sínope, também conhecido como Diógenes, o co-op. Nasceu em Sínope (agora Sinop, Turquia). Para o filósofo a realidade do mundo sensível estava fora de questão. Esta tese foi diretamente contra a teoria platônica das Idéias.
Essa oposição a Platão, juntamente com as consequências de seu pensamento levou-o a desprezar a geometria e música colocar em prática o ideal do sábio representando por cinismo, recolhido numerosas anedotas:, vida nua solitário e sem habitação, o barril, na renúncia constante de todos criados pela sociedade humana por razões econômicas foi banido de sua cidade natal, fato que levou ironicamente: ".Eles me condenar a percorrer e eu condená-los para ficar", ele vagou Esparta, Corinto e Atenas, nesta cidade cinosarges assombradas  e discípulos de Antístenes pregou o não cumprimento das convenções sociais e evitar os prazeres se tornou considerado um dos mais importantes filósofos da escola cínica.
Cínicos tomou como modelo a natureza e os animais, adotado como exemplo de auto-suficiência e com base nesta proposta um modelo de comportamento ético que consideravam essencial para alcançar a felicidade.
Ele levou uma vida de austeridade e mortificação.
Também rejeitou o politeísmo de todos os cultos religiosos, considerando as instituições puramente humanas e supérfulas.
Diógenes criticou as diferenças de classe, pregou ascetismo.
A tradição tem atribuído coragem e independência para os poderosos, desdém pelas regras de comportamento social; de acordo com o que foi dito, ele vivia em um barril. Eles usavam roupas grosseiras, a sua comida era simples e dormiam nas ruas. Ele era respeitado pelos atenienses, admiradores de seu desprezo de conforto. Virtude é a base de sua filosofia. Ele desprezava os homens de letras para ler os sofrimentos de Odysseus, negligenciando suas próprias caixas de som e, em sua opinião, estudou como fazer valer a verdade, mas não como praticar.
De acordo com a tradição  popular Diógenes caminhou por Atenas à luz do dia com uma lâmpada acesa, e quando perguntado por que ele fez esta resposta: "Procuro um homem honesto sobre a face da terra"  Quando Diógenes chegou a Atena seria um discípulo de Antístenes, mas foi rejeitada por ele não admitir discípulos. Por sua insistência, Antístenes ameaçou-o com uma bengala, mas Diógenes disse, "há uma cana forte o suficiente para me manter longe de você, enquanto pensar que você tem algo a dizer" 
Quando viajava para Aegina foi sequestrado por piratas e tomadas a Creta onde foi vendido como escravo, ele foi perguntando o que ele poderia fazer, Diógenes respondeu: " Enviar. Verifique se alguém quer comprar um mestre."  Ele foi comprado por um Xeniades de Corinto, que voltou a sua liberdade e faziam guarda de seus filhos. em certa ocasião, ele foi convocado para uma luxuosa mansão advertindo-o não cuspir no chão, imediatamente depois Ele cuspiu no proprietário dizendo que ele não tinha encontrado um outro lugar mais sujo que fazê-lo. Em  outra ocasião, ele foi perguntado por que as pessoas dão esmolas aos pobres e filósofos, ao que ele respondeu: "porque eles pensam que podem tornar-se pobre, mas nunca para ser filósofos." 
Mas, sem duvida, o mais famoso foi o único em que ele conheceu Alexandre quem começou a conversa assim: "- Eu sou Alexandre, o Grande" para que o filósofo respondeu: "- Eu, Diógenes, o cínico" Alexandre em seguida, perguntou como ele poderia servir. O filósofo respondeu: "- Você pode se afastar para não tomar o meu Sol Eu não preciso mais de nada." 
Diz-se que Alexandre ficou tão impressionado com o auto controle do cínico que saiu dizendo a mesma: " Se eu não fosse Alexandre, eu seria Diógenes." 
Segundo a tradição, ele morreu em Corinto no mesmo dia de Alexandre. Ele se preocupava com a sabedoria prática e não estabeleceu qualquer sistema de filosofia.

http://www.academiasocrates.com/socrates/diogenes.php


- Busco um homem honesto.
- Elogiar a si mesmo desagrada a todos.
- O amor é uma ocupação de quem não tem o que fazer.
- O insulto ofende a quem o faz e não a quem o recebe.
- A sabedoria serve para reprimir os jovens, para consolar os velhos, para enriquecer os pobres e para enfeitar os ricos.
- A liberdade para falar é coisa mais bela para um homem.
- Um filósofo só serve para machucar os sentimentos de alguém.
- O tempo é o espelho da eternidade.
- Sou uma criatura do mundo.

Diógenes de Sínope em seu Barril.

http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=30

GEOZINE






Nenhum comentário:

Postar um comentário